Carregando…
Julio Machado

Portfólio: “Cuidando de si mesmo e dos relacionamentos”

O professor Julio Machado é palestrante há mais de trinta anos e, além de palestras e workshops para empresas, ele também oferece um curso próprio, “Cuidando de si mesmo e dos relacionamentos”.

O Julio me procurou por indicação da Cristina (muito obrigado Cristina) pois precisava de um material que apresentasse melhor a sua proposta do curso.

Ele estava usando já ha algum tempo um “panfleto digital” criado no PowerPoint e uma página em seu site com uma breve descrição da proposta (basicamente as mesmas informações do panfleto) onde divulgava as datas dos próximos cursos.

COMO ERA:


O pedido inicial do Julio era que eu fizesse um “panfleto mais bonito”.

_ Mas, o que significa “mais bonito”? (Pensei comigo mesmo) Será que esse panfleto vai participar de algum concurso de beleza?

O pedido dele não é muito diferente do que a grande maioria das pessoas pensa. É claro que queremos, e precisamos, de um material bonito para apresentar nosso trabalho. Mas o que isso realmente significa? Será que apenas beleza física?

Bem, para fazer meu trabalho precisava entender o que ele queria dizer com “panfleto mais bonito”. Ao conversarmos, identificamos que ele precisava de um material que apresentasse melhor a proposta do curso para pessoas que não o conhecem (já que as pessoas que o conhecem já aceitavam facilmente a sua proposta).

Uma das primeiras coisas que faço em meus trabalhos de marketing é determinar quais etapas da “criação da consciência de compra” o material a ser elaborado deve envolver.

Você sabe o que é uma “consciência de compra”?

Imagine a última coisa que você comprou. Imaginou? Certamente você passou por alguns estágios mentais até realizar a compra (dependendo do que foi que comprou, o tempo decorrido desde o primeiro estágio até o último pode ter sido de segundos ou mesmo de anos).

Veja se você consegue perceber essas etapas na sua compra:

1) Provavelmente, há algum tempo atrás, você nunca se imaginaria comprando isso, ou porque desconhecia esse produto ou porque acreditava que não precisava disso. “Eu nunca vou usar uma coisa dessa apertando a minha barriga!”

2) Em um determinado momento você percebeu que tinha um problema, um desejo ou uma necessidade que precisava suprir, mas provavelmente ainda não sabia como nesse momento. Você deve ter pesquisado sobre isso na internet, perguntado para alguém, talvez até consultado um especialista, ou apenas guardou essa dúvida na sua mente. “Nenhum dos meus vestidos ficam bem em mim mais!”

3) Com o tempo, através das pesquisas que fez, através de uma propaganda ou mesmo de forma totalmente inesperada, você tomou conhecimento de que havia algo que poderia resolver aquela questão. “Amiga! Eu também tinha esse problema, agora uso uma cinta por baixo do vestido, ninguém percebe!”

4) Agora você se interessou por isso e pesquisou mais a fundo, pediu a opinião de amigos, consultou um vendedor… “É, até que pode ser uma boa idéia…”

5) Até que você se convenceu de que era isso mesmo que precisava comprar e partiu para negociar com o vendedor, ou procurar uma loja onde tivesse um melhor custo/benefício. “Eu quero! Agora!”

Todos nós passamos por essas etapas em cada compra que realizamos, seja de produtos ou de serviços. Algumas vezes pode ser algo rápido e até imperceptível, outras vezes pode ser um processo longo e desgastante, mas é certo que isso acontece com todo mundo.

Voltando ao caso do Julio, identificamos que ele precisava de um material que ajudasse nas etapas 2 a 4 desse processo de oferta do seu curso (em resumo: mostrar a importância do curso, criar conexão com a pessoa e apresentar os benefícios).

Dentre as opções de trabalho que ofereci ao Julio, ele preferiu um trabalho mais simples, com a elaboração de um material que ele pudesse reutilizar em sua divulgação. Um material impresso, um material a ser divulgado nas mídias sociais e uma página exclusiva sobre o curso em seu site.

COMO FICOU:

Você pode ver o resultado da página (ou também conhecida como “Landing Page”) nesse endereço: https://juliomachado.com.br/curso-cuidando-de-si/

Esse é o material digital, que deixamos com ele uma versão que poderia atualizar a data e demais informações sempre que precisasse, para usar quando estivesse chegando da data do próximo evento:

E esse é o material impresso (frente e verso), que ele agora disponibiliza em seu consultório, em suas palestras e onde mais ele vai:


E você?

O material que você usa foi pensado para ajudar seu cliente a tomar a decisão?

One thought on “Portfólio: “Cuidando de si mesmo e dos relacionamentos”

Deixe uma resposta