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Você pode ter controle total sobre as finanças do seu consultório com essa planilha

Esses dias atendi uma dentista que me procurou porque ela não tinha noção de como estavam as finanças dela. É isso mesmo, essas foram as palavras dela: “Não tenho noção de como estão as finanças do meu consultório!”

Como todos nós, ela recebia dos seus clientes, pagava as contas e até tinha uma planilha em excel onde ela registrava seus gastos, mas ela não tinha noção de quanto dinheiro ela realmente tinha.

Ela queria melhorar sua qualidade de vida, comprar um apartamento, viajar, mas não conseguia encontrar o dinheiro pra isso. Ela sabia que tinha dinheiro porque recebia bem dos clientes, mas no final do mês não sabia para onde tinha ido. Quando conversamos pela primeira vez ela me falou um valor do quanto acreditava que era seu lucro mensal, mas quando olhamos melhor suas finanças descobrimos que na verdade o lucro que ela tinha era menos da metade do valor que ela imaginava.

Como mencionei, ela até tinha uma planilha onde anotava os gastos e recebimentos, mas podemos perceber pelas queixas dela que não funcionava direito. Posteriormente, no decorrer do nosso trabalho com ela, percebemos que faltavam basicamente duas coisas: organização da informação; e método de controle.

Hoje ela já consegue ter uma visão muito melhor do seu resultado financeiro, acompanhar seus custos e saber quanto é realmente o seu lucro, quanto ela tem para investir em sua qualidade de vida e quanto precisa para manter o consultório. E o melhor, ela concordou em compartilhar essa planilha com você.

Quando montamos essa planilha para ela, seguimos os seguintes princípios, que acredito que muitos profissionais também precisam para fazer um controle eficaz:

Manter todas as informações em uma mesma planilha

Dessa forma o preenchimento e acompanhamento fica muito mais fácil do que se tivesse planilhas separadas para controlar as contas pessoais, do consultório como profissional autônomo e como pessoa jurídica.

Distinguir o que é gasto e receita pessoal e o que é gasto e receita do consultório

Esse é um erro que muitos profissionais autônomos cometem, misturar as contas pessoais com as contas do seu negócio. Fazendo isso você não tem como saber se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

Poder identificar e calcular o que pode ser incluído no Livro Caixa, para dedução do Imposto de Renda como Profissional Autônomo

Como você já deve saber, como profissional autônomo você pode deduzir os seus gastos com o consultório na hora de calcular o seu imposto a pagar, mas não são todos os gastos que podem ser deduzidos. Mas mesmo não entrando no cálculo do imposto, ainda são gastos do consultório e precisam ser registrados para calcular o seu lucro.

Poder fazer a verificação das informações inseridas

Esse é outro erro muito comum entre profissionais autônomos, a ocorrência de erros, como esquecer de registrar alguma receita ou gasto. Isso pode ser facilmente detectado se utilizada uma técnica de verificação dos valores, que incluímos nessa planilha.

Poder fazer um planejamento financeiro

Mais importante do que saber o resultado no final do mês é saber o que precisa ser feito com o dinheiro. Incluímos para ela nessa planilha uma sessão onde, depois de encontrar o lucro, ela pode fazer seu planejamento financeiro, identificando quanto do dinheiro será destinado para cada atividade, como para a compra do apartamento que ela quer, para compra de um equipamento para o consultório, reserva para sua aposentadoria etc.

Ela ficou muito satisfeita com o resultado, e também com as informações que está conseguindo ver na sua planilha, e acredito que você também poderá melhorar muito seu controle financeiro fazendo como ela fez.

Primeiro passo

O primeiro passo é pegar a planilha, que pode ser baixada no link abaixo:

BAIXAR A PLANILHA

Segundo passo

O segundo passo é criar uma rotina de preenchimento e verificação.

Por exemplo, essa dentista não tinha tempo para ficar preenchendo a planilha, então eu a orientei a delegar o preenchimento a sua secretária. Ela explicou o funcionamento da planilha e estipulou que todos os dias sua secretária deveria abrir a planilha e registrar as receitas e gastos do dia. No início do mês ela pega a planilha para fechar o mês anterior e fazer o planejamento para o próximo mês.

Você vai ver que é muito fácil de preencher e entender. Organizando suas contas em uma planilha como essa você terá uma outra visão sobre as finanças do seu consultório.

Baixe a planilha, use, e se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

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